quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Até tu Marcus?





       Isso não apenas vale para a República Federativa do Brasil, mas também para todos os Estados Federados e Munícipios. Pena que muitos Gestores não tiveram a influência do grande Marcus!




























sábado, 14 de janeiro de 2012

As "figuras" da Bicuda - Parte II

      Continuando com a descrição das personalidades bicudenses não posso deixar de falar dos Pastores Henrique Gomes (Lajes de Macaé) que muito lutou no lombo de um jumento para que o evangelho fosse pregado em nossa região e atuou também como professor primário e do Pastor Marcílio Franco (Serro Frio) que da mesma forma atuou como pastor em todas igrejas da região (Serro Frio, Cachoeiros, Lajes, Bicuda Grande e Pequena);atuou como professor primário.
      Dona Guilhermina Franco e sua irmã Gilza Franco, esta, minha professora primária, com seu jeito simples e cativador.
      Em Lajes tem o Chico Coelho, na ponte que leva o seu nome onde  fez a sua residência.
      Bem, se falarmos de todas as famílias não vai dar. Mas todas as que estão aqui representadas e as que não se fizeram representar neste blog foram e continuam sendo muito importantes para o progresso da Bicuda e a região do 3º Distrito do Município de Macaé.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As "figuras" da Bicuda - Parte I


           Um assunto agradável para apresentar nesta postagem depois de falar do Distrito de Cachoeiros de Macaé, é destacar alguma figuras que vivem ou nasceram neste pequeno, mas não menos importante do município de Macaé.
           Temos o Ivan Garron, que de cigano não tem nada e leva sua vida tomando uns goles e divertindo a moçada!
           Tem o Sr. Lucindo que beirando os 100 anos é um expectador da lenta  mudança do lugar.
            O Sr. Denailto que de conto em conto aumenta um ponto, poeta dos bons aquele moço.
            O Sr. José Crespo, comerciante dos antigos que começo vendendo balas na entrada da Igreja Batista. Hoje o seu filho Mazinho defende o seu legado.
             Rael Messias que de velho não tem nada! Mas tem uma energia que muitos jovens tem inveja.
             O popular "Cimá" Messias que quando jovem cantava de galo em muito terreiro hoje apenas canta como o sabiá!
             O " Seu Canô" da mercearia na subida da serra da Bicudinha, o que alguém não encontra em lugar nenhum, encontra lá!
             Vilmar Curvelo com seu vozeirão que faz galo piar! Continua na ativa sempre em movimento...
              Jurandir Santana com seu jeito simples e seu bar na Serra...
              Os Parentes de "Seu Hermes" considerando a todos como seu irmão!
              Vivico bin laden que com medo dos americanos virou vivico novamente!
              João  da antena que vive quebrando o galho de todo mundo. O sinal sumiu chama João!
              Ronaldo Jardim que de humilde não tem nada! Só aparência! Ele é muito inteligente! Aparentemente falando! Bom rapaz!
              Tem o "Seu Leôncio" com seu barzinho na cachoeira para atender os que de fora vem!
               Zé Roberto da empresa de ônibus que deu uma sumida mas que sempre quilometrou as idas e vindas da Bicuda!

continua em postagem posterior...
               
             

            

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cachoeiros de Macaé
           Criado em 1892, o distrito de Cachoeiros de Macaé foi desmembrado da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, com sede em Várzea Alta, constituindo na ocasião o 7º distrito de Macaé.
“Cachoeiros de Macaé, vira e mexe mudava de gênero, transformando em Cachoeiras simplesmente ou mesmo Cachoeiros, quando não lhe alteravam o grau: Cachoeiro ou Cachoeira. Durante algum tempo, na Segunda década deste século, foi ainda, Vargem Alta.” ( A. A PARADA, 1995 )
           Independente do nome, Cachoeiros de Macaé foi, em sua fase áurea, o celeiro de Macaé. Na década de 20, era líder no município, não só na produção de café, como também na de milho, arroz e feijão. Contendo na época a maior população da região e concentrando o maior número de propriedades rurais, Cachoeiros de Macaé era um rico distrito, e possuía um comércio intenso e forte. Possuía a maior usina de beneficiamento de café do município, localizada às margens da estrada de acesso à Areia Branca, de propriedade de José Euphrásio, onde se pilava toda a produção local e dos arredores. Sua grande torre perdura até hoje, como marco histórico e arquitetônico da grandeza de outrora, conhecida como o torreão. Somava com Glicério as áreas mais evoluídas, superando Neves, então em decadência.

            Servido pelo Rio Macaé, que corta toda a sua extensão, transportava toda a sua produção em lombo de burro, através das tradicionais tropas, até o ancoradouro das pranchas, localizado abaixo da Ponte da Figueira. A partir daí, as pranchas desciam o Rio Macaé até chegarem ao Porto da Farrula, em Macaé. De acordo com os mais antigos, algumas levavam os nomes de : Piaba, Itatiaia, Boa Sorte, Alice, Cobra Verde e Itaúna.

           A partir da crise do Café, a região sofre um grande baque em sua economia. Muitos fazendeiros tem de entregar suas terras por conta de dívidas; outros sobrevivem humildemente, apenas com as lembranças do passado próspero.

            Hoje, o distrito de Cachoeiros de Macaé possui a menor concentração populacional da região, e uma economia concentrada na pecuária. Entretanto, o distrito apresenta uma grande fatia da mata atlântica relativamente preservada, vários patrimônios naturais e um Parque Municipal. Além disso, apresenta um patrimônio histórico em forma de ruínas, como testemunho de seus anos de glória, que vem aumentando através de novas descobertas, e que podem ser exploradas através do turismo histórico.

                                                                         Adaptado por Alexandre Marcelo M. Macedo







               


                       Bicuda Pequena: Natureza e Alegria


         Falar de Bicuda Pequena não é difícil, embora seja difícil chegar lá! Bicuda Pequena é tudo! É verde, é alegria, cachoeiras, pássaros, sol e chuva, montanhas e vales verdejantes, gente acolhedora e simpática.
        Para chegar lá, basta pegar uma das duas vias principais: A primeira é a entrada do KM 26 na altura do Parque Atalaia, passando pela Areia Branca e Bicuda Grande.  São aproximadamente 25 km de estrada (uns 6km ainda sem asfalto). A segunda entrada é pela localidade de Rio Dourado (BR-101) com aproximadamente 17 KM.
        Chegando na Bicuda Pequena temos bem na entrada de Cachoeiros o Posto da guarda Florestal, a Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco, o Bar do Leôncio, bem na ponte antiga e estreita.
        Logo em seguida, tem o Condomínio Franco com vários moradores da localidade e de outros municípios do Estado do Rio. Tem o posto de saúde, recém reformado, a igreja batista, uma rua estreita á direita, casa a esquerda á beira do morro, bem em frente uma loja de ferramentas e utilidades do lar, uma padaria, seguindo em frente tem a Pensão da Alice, o antiguissimo sítio do Seu Albino (in memorian), o Mercado do Adão, e uma bifurcação: A direita pela ponte, tem o campo de futebol, um loteamento novo, tem o Mercado do Pastor Alcione, tem a Igreja da Assembléia, o Escorrega na Cachoeira, o Sítio da PIB de Macaé, a ponte de Lajes, a Igreja Batista de Lajes e Boa Alegria.
         Voltando na Bifurcação de Bicuda Pequena á esquerda tem o cemitério e subindo a montanha para Serro Frio tem um local de Salto de Parapente e Boa Vista seguindo para Barra do Sana.
         Como disse falar de Bicuda Pequena é fácil! Difícil é passar por lá e mais difícil ainda é não deixar de voltar!
                                       
                                                                                    Por: Alexandre Marcelo Messias Macedo
       

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


                                            Viva a natureza na Bicuda Pequena e região.

        Você que é amante da natureza e um amante de fotografias acesse o link abaixo e descubra as maravilhas de Bicuda Pequena - Macaé - RJ. São 233 fotos da Bicuda e localidades circunvizinhas!
        São fotos profissionais dos mais diversos ângulos e paisagens:Riachos, cachoeiras, matas, animais e montanhas. Você que ama a natureza não pode deixar de clicar e contemplar essas maravilhas.

link: http://www.mundi.com.br/Fotos-Bicuda-Pequena-2726333.html

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


 A Escola que queremos:


“Uma grande escola exigirá docentes competentes, abertos para o mundo e para  o saber, sempre de novo redefinidos. Docentes e estudantes conscientemente comprometidos. Uma grande escola exigirá espaços físicos, culturais, sociais e artísticos, equipados que abriguem toda a sabedoria acumulada da humanidade e toda a esperança de futuro – que não seja continuidade do presente, porque este está em ritmo de barbárie – mas seja sua ultrapassagem. Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro, de encanto, de canto, de poesia, de arte, de cultura, de lazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem-estar e de bem-querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes.” REDIN(1999:07)
Por Alexandre Marcelo Messias Macedo

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012




    Este lugar é a Bicuda Grande! O Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges está localizado na quadra, naquela cobertura de cor branca. No centro vemos um grande terreno onde está sendo construído o Colégio novo.
       Fui aluno desta escola  de 1979 a 1988, onde saí para fazer o Curso de Formação de Professores em Casimiro de Abreu.
       Fiz Pedagogia na Fafima (Macaé) 2000 a 2003.
       Mais tarde fiz o Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar pela UCB (Universidade Castelo Branco) em 2006.
       Sou concursado pela Prefeitura Municipal de Macaé, onde possuo duas matrículas (2000 e 2004).
       No final de 2010, fui chamado para fazer parte da Direção do Colégio juntamente com a Diretora Maria da Conceição. Em  2012, na eleição para Diretor fui eleito com chapa única com 94,8 de aprovação pela Comunidade Escolar.
       Penso estar preparado para essa gestão (2012-2014) que terá um compromisso com 365 alunos, pais, funcionários, motoristas, enfim... toda a comunidade em geral.
       Espero contribuir para que no espaço pedagógico construa-se caminhos que levem a um conhecimento significativo onde a idéia predominante seja o aluno como sujeito de seu aprendizado, subsidiado por uma ação pedagógica eficaz e responsável.
       (...)
      “Metas a gente busca, caminho a gente acha, desafio a gente enfrenta, vida a gente inventa, saudade a gente mata, sonho a gente realiza!!!”
                                                                                            (Alexandre Marcelo Messias Macedo)
Macaé divulga mais de 700 vagas para diversas áreas

A Prefeitura de Macaé, publicou dois editais (nº 01/2011 e nº 02/2011) de concurso público onde são oferecidas 744 vagas distribuídas entre 95 cargos dos níveis Alfabetizado, Fundamental Incompleto, Fundamental Completo, Médio e Superior. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 2.367,82, conforme o cargo escolhido.

COMO PARTICIPAR
As inscrições só poderão ser feitas de forma presencial, no período 10 a 25 de janeiro de 2012, de segunda a sexta feira, das 09 às 17 horas (exceto feriados) nos seguintes endereços, localizados na cidade de Macaé:

- Posto A- Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, situado à rua Francisco Portela,410- Cento-Macaé RJ.
- Posto B- FUNEMAC (Complexo Universitário), situado à rua Aluísio da Silva Gomes,50
- Granja Cavaleiros - Macaé/RJ
- Posto C- Região Serrana- Colégio Municipal Pedro Adami (Escola Polo) situado à rua Pedro Adami,108-Distrito Córrego do Ouro- Macaé/RJ.

O valor das inscrições varia entre R$ 28,00 e R$ 65,00, de acordo com o nível deescolaridade.

Dependendo do cargo pretendido, os inscritos poderão obter as informações referentes à confirmação das inscrição entre os dias 01 e 02 ou 06 e 07 de fevereiro de 2012, pela internet (site
www.incp.org.br) ou no Colégio Municipal Prof.ª Maria Isabel Damasceno Simão (Rua Francisco Portela,410 - Centro- Macaé/RJ).

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Os candidatos aos cargos de Professor de Espanhol e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º segmento farão prova objetiva no dia 05 de fevereiro e prova de títulos nos dias 15 e 16 de março de 2012. O gabarito para essa prova sairá até dia 07 de fevereiro de 2012.

Demais cargos farão prova objetiva nos dias 11 (Fundações) e 12 de fevereiro de 2012 (Administração Direta), ficando o gabarito para ser divulgado no dia 14 de fevereiro.

VALIDADE DOS CONCURSOS

Ambos os concurso públicos terão validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.



CARGOS

Professor de várias áreas e segmentos - Educação Infantil, Ensino Fundametal - 1º segmento, Espanhol, Cenografia e Figurinos, Educação Física, Canto, Música, Pintura, Teatro e Expressão Corporal, Técnica Vocal; Auxiliar de Manutenção e Conservação de Estradas, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Combate as Endemias, Auxiliar de Topografia, Motorista de Veículos Leves, Operador de Rádio, Operador de Máquinas Pesadas, Porteiro, Agente de Transito, Assistente de Administração e Logística, Desenhista Copista, Eletricista, Fotógrafo, Guarda Municipal, Oficineiro de Arte Pesqueira, Operador de Monitoramento, Técnico de sinalização de Transito, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Logística de Transporte, Topógrafo, Analista de Sistemas, Arquiteto, Contador, Analista Ambiental – Biólogo, Engenheiro de diversas especialidades (Agrimensor, Ambiental, Civil, Eletricista, Telecomunicações, Florestal), Geólogo, Gerente de Projetos, Gestor Público, Naturóloga, Ouvidor, Psicopedagogo, Tecnólogo em Petróleo e Gás, Almoxarife, Técnico de Enfermagem, Técnico de Contabilidade, Técnico de Eletricidade, Assistente Jurídico, Fisioterapeuta, Médico I Medicina Desportiva, Técnico do Desporto, Turismólogo, Técnico de Edificações, Técnico de Segurança do Trabalho, Instrutor de várias áreas/instrumentos musicais (Artesanato, Capoeira, Música, Banda Marcial, Bateria, Contra – Baixo, Flauta, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Teclado, Trombone, Trompete, Violão, Violino, Violoncelo), Administrador, Arquivologista, Assistente Social, Bibliotecário, Coreógrafo, Fonoaudiólogo, Museólogo, Pedagogo Empresarial, Produtor Cultural e Historiador.