sábado, 17 de março de 2012

                               Coletivo Nopok

Pela 1ª vez na Região Serrana do município de Macaé, o espetáculo No Pocket. Será na Bicuda Grande. Uma realização do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges - Gestão 2012-2014.

Passeando com a família na cidade de Búzios, encontrei essa dupla, que canta e encanta a todos e a todas de diversas faixas de idade. Uma idealização que visa valorizar a cultura do circo e apresentar as nossas crianças e jovens a cultura popular relacionada a cultura do circo.  São verdadeiros artistas de rua.

Por isso, leia a seguir o release do espetáculo e a ficha dos dois artistas:


"No Pocket - um espetáculo para todos os bolsos" é um espetáculo de circo, que utiliza as "charlas" clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de "gags" e cenas cômicas. O espetáculo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.

"No Pocket" foi concebido não para ser fechado e sim para se moldar a cada apresentação, sendo aberto ao improviso. A relação intensa com a plateia fornece vida ao espetáculo, o público torna-se mais um "ator" em cena, exigindo que os artistas estejam atentos e disponíveis para todo tipo situação. A construção do espetáculo acontece a cada apresentação, o que constitui um processo contínuo de amadurecimento do mesmo.

Nessa construção entram em cena referências da cultura popular atual misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de outros tempos mais antigos, os tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua com seus números clássicos.

Daniel Poittevin



Fundador do Coletivo Nopok, junto a Fernando Nicolini, começou seu trabalho como artista em Montevidéu em 1998. Três anos depois, vem para o Brasil, com o intuito de aprofundar seu trabalho. Formou-se na Escola Nacional de Circo/RJ em 2006.

Antes de sua formação, passou por escolas como: Escola Nacional de Circo de Cuba, Escola de Circo Picadeiro/SP e no Atelier de Pesquisas Aéreas Nana Alves/RJ. Além de oficinas com mestres como: Chacovachi/ARG, Hugo Possolo/SP, Márcio Libar/RJ, Tomate/ARG, Jhonny Melville (entre outros).

Cômico, malabarista e músico. Também desenvolve técnicas como acrobacia aérea (trapézio simples, em balanço e tecido) e equilíbrios (rola-rola, corda bamba, monociclo).

Com o coletivo Nopok participou em vários festivais tanto na cena nacional como internacional.

Com o número "Xisto e Tiesto - em ritmo de festa" foi 1º colocado na Mostra Competitiva de Circo do FIL – Festival Intercambio de Linguagens 2009, 2º colocado na Mostra Competitiva do III Malabares Rio – Festival Internacional de Malabares 2010 e 3º colocado no FIL 2011. Nesses anos com o Coletivo Nopok realizou nas cidades de Arraial D’ajuda/BA (2008/09/10) e Búzios/RJ (2011/12) cinco temporadas de verão totalizando mais de 350 apresentações e total de público de mais de 60 mil pessoas.

Como coordenador do Coletivo Nopok realizou o projeto "No Pocket-circo nas praças" pelo Circuito das Artes 2010/SEC-RJ e "No Pocket – o Giro Continua", Circuito das Artes 2011/SEC-RJ.

Organizador da XIII Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo realizada na cidade de Rio das Ostras em novembro de 2011.



Fernando Nicolini

Formado pela faculdade Angel Vianna de Dança Contemporânea (Licenciatura) e pela Escola Nacional de Circo (Ciclo Básico), buscando desenvolver sua linha cômica se aproximou de mestres como Leris Colombaioni, Marcio Libar, Daniela Carmona, entre outros. Como um dos fundadores, junto ao Coletivo Nopok, atua intensamente em espaços públicos do país.

Em 2008, na Espanha, com o grupo participou do Festival Callejero de Sopelana e do V Encontro de Teatro e Artes de Rua/Tuí.

No Brasil participou de festivais como: Revirada do Circo - SP/2010, Anjos do Picadeiro 6, 7 e 9, III Malabares Rio. E também das IX, XI e XII Convenções Brasileira de Malabarismo e Circo.

Com o número "Xisto e Tiesto - em ritmo de festa" foi 1º colocado na Mostra Competitiva de Circo do FIL – Festival Intercambio de Linguagens 2009 e 2º colocado na Mostra Competitiva do III Malabares Rio – Festival Internacional de Malabares 2010.

Nesses anos com o Coletivo Nopok realizou nas cidades de Arraial D’ajuda/BA (2008/09/10) e Búzios/RJ (2012) cinco temporadas de Verão totalizando mais de 350 apresentações e total de público de mais de 45 mil pessoas.

Como proponente do Coletivo Nopok realizou o projeto "No Pocket-circo nas praças" pelo Circuito das Artes 2010/SEC-RJ apresentando o espetáculo "No Pocket" nas cidades de Rio das Flores, São José de Ubá e São Sebastião do Alto e "No Pocket – o Giro Continua", Circuito das Artes 2011/SEC-RJ.

Em 2011 participou de Palco Giratório/SESC com o grupo Namakaca (SP), como parte do elenco do espetáculo "É nóis na Xita". Organizador da XIII Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo realizada na cidade de Rio das Ostras em novembro de 2011.


                                                                   Alexandre Marcelo Messias Macedo

Um comentário:

  1. parabéns pela iniciativa, o circo, a cultura popular e a educação são constituídas da mesma matéria.

    ResponderExcluir