sábado, 19 de maio de 2012

                            Construindo o sucesso na vida e na liderança
 

José Maria de Souza

 Você já leu a terceira carta de João? Este pequeno texto fala sobre três pessoas pouco conhecidas no contexto bíblico. Não frequentaram a lista dos famosos, mas revelam verdades interessantes quanto à construção do sucesso na vida e na liderança.

 O destaque é Gaio, que é um líder amado, que está enfermo, gozando de saúde espiritual, fiel, comprometido e amoroso.

 O outro personagem é Diótrefes, que é vaidoso, egoísta, tem palavras maldosas, não recebe bem os outros, impede outros de receberem mesmo que estejam em dificuldades e os motiva a deixarem a igreja, sendo um mau exemplo.

 A outra pessoa do pequeno texto é Demétrio, que é um bom exemplo, tem bom testemunho dos de dentro e de fora. Quero destacar em Gaio as atitudes como sendo a chave para uma vida e liderança de sucesso.


·       Inteligência emocional é essencial


  A Carnegie Foudantion descobriu que para ser bem-sucedido num emprego, as habilidades relacionais são mais importantes do que o conhecimento. Eles chegaram a informações que dão conta que somente 15 por cento do sucesso de uma pessoa é determinado pelo conhecimento da tarefa e ou habilidades técnicas. Enquanto que 85 por cento é determinado por uma atitude individual e habilidade de se relacionar com os outros. Na moderna administração chamamos isso de inteligência emocional.

       A terceira carta de João aponta para algumas atitudes que resultam em uma liderança bem-sucedida, a partir do sucesso em relacionamentos humanos. Vejam as qualidades relacionais de Gaio: era fiel, comprometido, mas também era bem relacionado, mostrando uma atitude cristã positiva.

      A chave para o sucesso na maioria das tarefas é esta: “saiba que você tem de saber conviver com as pessoas”.

      É claro que precisamos de habilidades e capacitação, mas sem atitudes saudáveis em seus relacionamentos você não alcançará o máximo de suas possibilidades. Já li a afirmação que “10% da vida são feitos do que acontece com você, e 90% de como você responde ao que acontece com você”.


·       Você precisa ser uma pessoa ensinável


       A partir desse pequeno livro da Bíblia nós podemos descobrir alguns princípios que nos ajudam a crescer em nossas atitudes e habilidades pessoais, a fim de que tenhamos a vida e a liderança bem sucedida.

      Gaio recebe elogios por sua atitude positiva na liderança da igreja, vindos de João. Perguntamos, por quê? A resposta é simples. Entre outras virtudes, Gaio tinha a de ser uma pessoa ensinável.

      Há pessoas que sempre querem demonstrar saber tudo ou mais que os outros. Não se sentam para aprender nada. Sempre têm a última palavra e ai dos outros senão atentarem para o que dizem.

       Toda pessoa orgulhosa é cheia de si mesma e tem um senso de superioridade que a impede de aprender com quem quer que seja.

      Geralmente são pessoas que constantemente procuram o que está errado com as outras pessoas ou situações, mas não se esforçam para fazerem o que é certo.


·       Seja uma pessoa positiva

        Você conhece pessoas que são críticas e negativas em tudo? Há pessoas que quando você se aproxima delas cinco metros, já sente algo como uma energia de negatividade.

       Parece que você já se aproxima de alguém que o está sugando, e você sai de perto dessa pessoa desanimado.

       Estudando a Terceira Carta de João você verá que Gaio tinha uma atitude ensinável e viveu um estilo de vida positivo.Quando uma pessoa tem uma atitude saudável ela é sensível às necessidades e sentimentos dos outros.

       Como é sua atitude? Saiba que a sua atitude afeta todas as coisas em sua vida e afeta a vida dos outros. Então seja uma pessoa de atitude positiva.


·       Seja um construtor de unidade


          Uma vida e uma liderança bem sucedidas começam com quem é ensinável.  Todos recebemos o mesmo dom: liberdade de escolha. Cada um de nós tem o privilégio de escolher seu próprio caminho. Somente você pode escolher se vai ter uma atitude positiva ou negativa; saudável ou doentia; cooperativa ou destrutiva; grata ou ingrata.

        Sua atitude é uma escolha sua.  No seu dia a dia, escolha bem as palavras que você usa, pois elas servem para construir ou destruir a unidade.

        Em seu trabalho você pode escolher se vai ser alguém que constrói ou que destrói com suas atitudes e palavras. Se você sempre olha para as faltas do outro, o que está errado no trabalho, etc. Quebre o círculo vicioso de atitudes negativas, a partir de você. Sendo você uma pessoa de atitude positiva. 

       Você é construtor de unidade em seu trabalho, em seus relacionamentos?


·       Você precisa ter um viver íntegro


       Bem no fim do texto dessa carta de João, uma terceira pessoa é citada e muito pouco é conhecido dela, que possivelmente era colaborador de Gaio: Demétrio.

       Demétrio é um homem da verdade. Você pode confiar no que ele diz. A integridade torna você um ganhador no jogo da vida, em longo prazo, assim como a falta de integridade inviabiliza você para o sucesso na vida a curto, médio e longo prazo. Nós carecemos de pessoas que sejam inteiras, que vivam uma face só, que tenham um só jeito de ser e fazer as coisas.

       Quantos sorriem pra alguém e logo depois na primeira esquina, no primeiro encontro com outra pessoa, fazem comentários denegrindo-a, desonrando-a.

       A integridade deve passar por todos os caminhos da nossa vida: trabalho, negócios, família, liderança, relacionamentos. Ser íntegro é se como você é quando ninguém está por perto, ou está vendo você!

       Se depender de suas atitudes, em que proporção sua vida, sua família e no trabalho serão abençoados por você? E os relacionamentos no seu trabalho serão melhores, ou piores? Serão sadios, ou doentios?

        Nós precisamos ser pessoas humildes, ensináveis, edificadores, que vivam uma vida de integridade. Seja um profissional que faça a diferença e favoreça o sucesso pessoal e dos outros: Seja ensinável, seja um edificador, tenha integridade.


Adaptado por: Alexandre Marcelo M. Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário