sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Amigo viajante

Publicação de um email recebido de um viajante que observava as belezas naturais da localidade de Bicuda Grande.

Caro amigo Marcelo, em uma escola em que o diretor tem esse cuidado, ainda mais com estranhos, gostaria de meus filhos pudessem ter essa proteção e estudado ali. Assim, louvarei sempre a sua atitude e que feliz fico em saber que, a  educação, cuidados, não se encerram dentro das salas de aulas. Logo, a atitude suspeita era minha e repito aqui, que embora tenha viajado muito na vida, nunca vi uma escola com um cenário tao belo. Logo, sua responsabilidade, atenção, esmero em fazer o correto,em proteger aqueles que se encontram na fase mais vulnerável, não precisa pedir desculpas. Sua atitude é digna dessa paisagem espetacular.

E na unica fotografia que tirei com a escola, somente há construções humana e a celestial.

Assim, jamais pense que me senti ofendido. Apenas, destaco o quanto é raro algo assim, dai a minha surpresa.

Tanto quanto a paisagem, causou-me espanto que todos se cumprimentam, todos olham para você (apenas um Sr. sem dizer mais nada, pediu:quem é você e eu apenas caminhava em direção  escola, meu ponto de encontro com o Alexandre Muros/ Sr. Jose Prestes sem mostrar raiva, medo, ou o que é pior, o desprezo.,

Por favor, não tome como compromisso, mas causa-me profundo transtorno o grau d desconhecimento de nossas beleza naturais e como um todo, perdem-se, pois não sabemos o que temos e como somos ricos em tudo, podemos gastar, perder, descuidar. 

Tenho fascinação pelas montanhas, pela historia natural e quando deparei-me com a região da Bicuda Grande, como lamentei frequentar, trabalhar, passar por Macaé em cerca de quase 30 anos e desconhecer um lugar assim.E é a único local macaense, que tem montanhas em 360 graus, montanhas, não apenas serras.A Pedra do Frade é uma desses lugares que quase não acreditamos no que se abre diante de nossos olhos. Mas o que diria no dia seguinte, apos uma abertura do sol, que desde Macaé, pude localizar algumas das montanhas da Bicuda e ter a sensação de poder toca-las? Que dia bonito!

Amigo Marcelo, dizem que os lugares que conhecemos, traduzem-nos. Sim, mas tenha algo ha mais,sem querer ser diferenciado. Não sossego enquanto não dividir um pouco de conhecimento, que tal como a alegria, somente há uma forma, de termos mais, que é a comunhão, a divisão.Logo, meu minusculo trabalho, Montanhas de Macaé, suas relações de altitudes, seus nomes a alguns aspectos geológicos, não será para contar como fundo de um nome. Como uma caridade, não tem nome, intenção mais nobre, os nomes passam e alguma beleza, alum ponto de vista ficará. Mas mais uma certeza tenho, alem da beleza desse local: nem que fosse 200 x, teria uma ideia final da Bicuda Grande/Pequena/ Duas Barras/ Serra Escura.

Recentemente, pela rede pedi a uma das pessoas que vive da beleza macaense, de levar os turistas pelo belíssimo (e ainda desconhecido município, alem da praga- do petróleo), quais eram s principais montanhas(as mais altas), escala de altitude e a resposta alem da do Frade, foi a do Peito do Pombo, com 1400 m. Fiquei triste e boa parte da culpa é de pessoas como eu, que tem um pouquinho mais de conhecimento a distancia,  de recursos, de acesso a satélites, e deixam como está.O Peito do Pombo, que ainda não fui, é espetacular, mas tem algo em torno de 1130 -1150 m e não fica entre as 15.

Caro amigo Marcelo, obrigado pela resposta, imediata, pelo tempo dispendido.Pela busca dos nome,s das montanhas próximas a Bicuda Grande.

Naquela sexta-feira, depois de 14 h trabalhadas, senti-me bem, em não ter dormido e retornado á Macaé suficiente para tomar um banho, trocar de roupa e voltar ao trabalho. Minha cabeça, ao contrario do corpo, tinha energia, tinha imagens, que mostravam que desperdício é dormir tanto.

Até a próxima, amigo Marcelo.

Não se preocupe. Errado -estranho erra  eu.

 

Geraldo Barfknecht

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário