sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MIQUÉIAS

O nome Miquéias vem, provavelmente, de uma palavra que tem o significado de: “Quem é semelhante a Jeová?”.
Miquéias clamou contra à corrupção ética e social da sua sociedade. Ele anunciou o desastre iminente que viria do Senhor e pediu ao povo mais que um arrependimento apenas aparente. Ele suplicou ao povo de Deus que agisse de forma justa, amasse a misericórdia e andasse humildemente com o seu Deus.
“Porque o poder está em suas mãos”: Miquéias obviamente se refere aos ricos e aos líderes que usaram as suas posições de poder para maltratar os pobres. O poder, seja econômico ou político, não deve ser usado para ganhar vantagem sobre os menos poderosos. O rico deve ser generoso (veja 1 Timóteo 6:17-19). O governante deve proteger os justos (veja Romanos 13:4). O senhor deve tratar os seus servos com justiça (Colossenses 4:1).

domingo, 9 de setembro de 2012

Festa da Bicuda, em Macaé, é a atração da região serrana

A dupla sertaneja João Bosco e Vinicius é a principal atração dos quatro dias de festa


A dupla sertaneja João Bosco e Vinicius é a atração principal da festa da Bicuda, distrito da região serrana de Macaé, que acontece no sábado (8 de setembro). Os intérpretes dos sucessos “Chora, me liga!”, “Chuva” e “Tarde Demais” se apresentam no Campo da Vargem Grande, local que é aberto ao público.

A festa é tradicional e consagrada. A expectativa de público é de cerca de 900 pessoas de Macaé e da região. Na programação, está prevista a apresentação das bandas locais.

A festa, que começa nesta quinta (6 de setembro) e segue até domingo (9 de setembro), terá início às 20h, prosseguindo até à madrugada durante todos os dias. Para isso, a festa terá o apoio de vários órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Comunicação, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretaria Municipal de Ordem Urbana, Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Coordenadoria de Defesa Civil e Empresa Municipal de Iluminação Pública, que montaram um esquema especial de atuação.

sábado, 19 de maio de 2012

                            Construindo o sucesso na vida e na liderança
 

José Maria de Souza

 Você já leu a terceira carta de João? Este pequeno texto fala sobre três pessoas pouco conhecidas no contexto bíblico. Não frequentaram a lista dos famosos, mas revelam verdades interessantes quanto à construção do sucesso na vida e na liderança.

 O destaque é Gaio, que é um líder amado, que está enfermo, gozando de saúde espiritual, fiel, comprometido e amoroso.

 O outro personagem é Diótrefes, que é vaidoso, egoísta, tem palavras maldosas, não recebe bem os outros, impede outros de receberem mesmo que estejam em dificuldades e os motiva a deixarem a igreja, sendo um mau exemplo.

 A outra pessoa do pequeno texto é Demétrio, que é um bom exemplo, tem bom testemunho dos de dentro e de fora. Quero destacar em Gaio as atitudes como sendo a chave para uma vida e liderança de sucesso.


·       Inteligência emocional é essencial


  A Carnegie Foudantion descobriu que para ser bem-sucedido num emprego, as habilidades relacionais são mais importantes do que o conhecimento. Eles chegaram a informações que dão conta que somente 15 por cento do sucesso de uma pessoa é determinado pelo conhecimento da tarefa e ou habilidades técnicas. Enquanto que 85 por cento é determinado por uma atitude individual e habilidade de se relacionar com os outros. Na moderna administração chamamos isso de inteligência emocional.

       A terceira carta de João aponta para algumas atitudes que resultam em uma liderança bem-sucedida, a partir do sucesso em relacionamentos humanos. Vejam as qualidades relacionais de Gaio: era fiel, comprometido, mas também era bem relacionado, mostrando uma atitude cristã positiva.

      A chave para o sucesso na maioria das tarefas é esta: “saiba que você tem de saber conviver com as pessoas”.

      É claro que precisamos de habilidades e capacitação, mas sem atitudes saudáveis em seus relacionamentos você não alcançará o máximo de suas possibilidades. Já li a afirmação que “10% da vida são feitos do que acontece com você, e 90% de como você responde ao que acontece com você”.


·       Você precisa ser uma pessoa ensinável


       A partir desse pequeno livro da Bíblia nós podemos descobrir alguns princípios que nos ajudam a crescer em nossas atitudes e habilidades pessoais, a fim de que tenhamos a vida e a liderança bem sucedida.

      Gaio recebe elogios por sua atitude positiva na liderança da igreja, vindos de João. Perguntamos, por quê? A resposta é simples. Entre outras virtudes, Gaio tinha a de ser uma pessoa ensinável.

      Há pessoas que sempre querem demonstrar saber tudo ou mais que os outros. Não se sentam para aprender nada. Sempre têm a última palavra e ai dos outros senão atentarem para o que dizem.

       Toda pessoa orgulhosa é cheia de si mesma e tem um senso de superioridade que a impede de aprender com quem quer que seja.

      Geralmente são pessoas que constantemente procuram o que está errado com as outras pessoas ou situações, mas não se esforçam para fazerem o que é certo.


·       Seja uma pessoa positiva

        Você conhece pessoas que são críticas e negativas em tudo? Há pessoas que quando você se aproxima delas cinco metros, já sente algo como uma energia de negatividade.

       Parece que você já se aproxima de alguém que o está sugando, e você sai de perto dessa pessoa desanimado.

       Estudando a Terceira Carta de João você verá que Gaio tinha uma atitude ensinável e viveu um estilo de vida positivo.Quando uma pessoa tem uma atitude saudável ela é sensível às necessidades e sentimentos dos outros.

       Como é sua atitude? Saiba que a sua atitude afeta todas as coisas em sua vida e afeta a vida dos outros. Então seja uma pessoa de atitude positiva.


·       Seja um construtor de unidade


          Uma vida e uma liderança bem sucedidas começam com quem é ensinável.  Todos recebemos o mesmo dom: liberdade de escolha. Cada um de nós tem o privilégio de escolher seu próprio caminho. Somente você pode escolher se vai ter uma atitude positiva ou negativa; saudável ou doentia; cooperativa ou destrutiva; grata ou ingrata.

        Sua atitude é uma escolha sua.  No seu dia a dia, escolha bem as palavras que você usa, pois elas servem para construir ou destruir a unidade.

        Em seu trabalho você pode escolher se vai ser alguém que constrói ou que destrói com suas atitudes e palavras. Se você sempre olha para as faltas do outro, o que está errado no trabalho, etc. Quebre o círculo vicioso de atitudes negativas, a partir de você. Sendo você uma pessoa de atitude positiva. 

       Você é construtor de unidade em seu trabalho, em seus relacionamentos?


·       Você precisa ter um viver íntegro


       Bem no fim do texto dessa carta de João, uma terceira pessoa é citada e muito pouco é conhecido dela, que possivelmente era colaborador de Gaio: Demétrio.

       Demétrio é um homem da verdade. Você pode confiar no que ele diz. A integridade torna você um ganhador no jogo da vida, em longo prazo, assim como a falta de integridade inviabiliza você para o sucesso na vida a curto, médio e longo prazo. Nós carecemos de pessoas que sejam inteiras, que vivam uma face só, que tenham um só jeito de ser e fazer as coisas.

       Quantos sorriem pra alguém e logo depois na primeira esquina, no primeiro encontro com outra pessoa, fazem comentários denegrindo-a, desonrando-a.

       A integridade deve passar por todos os caminhos da nossa vida: trabalho, negócios, família, liderança, relacionamentos. Ser íntegro é se como você é quando ninguém está por perto, ou está vendo você!

       Se depender de suas atitudes, em que proporção sua vida, sua família e no trabalho serão abençoados por você? E os relacionamentos no seu trabalho serão melhores, ou piores? Serão sadios, ou doentios?

        Nós precisamos ser pessoas humildes, ensináveis, edificadores, que vivam uma vida de integridade. Seja um profissional que faça a diferença e favoreça o sucesso pessoal e dos outros: Seja ensinável, seja um edificador, tenha integridade.


Adaptado por: Alexandre Marcelo M. Macedo

quarta-feira, 28 de março de 2012

                                                  Amizade
“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer,
mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade
inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus
de hábitos.Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles
não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e
angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo
louco. Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e
peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela cara
lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero
também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer
junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade
seriedade.Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero
amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de
aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância
e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor
do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e
santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de
que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril”.
                                                                                          Oscar Wilde

sábado, 17 de março de 2012

                               Coletivo Nopok

Pela 1ª vez na Região Serrana do município de Macaé, o espetáculo No Pocket. Será na Bicuda Grande. Uma realização do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges - Gestão 2012-2014.

Passeando com a família na cidade de Búzios, encontrei essa dupla, que canta e encanta a todos e a todas de diversas faixas de idade. Uma idealização que visa valorizar a cultura do circo e apresentar as nossas crianças e jovens a cultura popular relacionada a cultura do circo.  São verdadeiros artistas de rua.

Por isso, leia a seguir o release do espetáculo e a ficha dos dois artistas:


"No Pocket - um espetáculo para todos os bolsos" é um espetáculo de circo, que utiliza as "charlas" clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de "gags" e cenas cômicas. O espetáculo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.

"No Pocket" foi concebido não para ser fechado e sim para se moldar a cada apresentação, sendo aberto ao improviso. A relação intensa com a plateia fornece vida ao espetáculo, o público torna-se mais um "ator" em cena, exigindo que os artistas estejam atentos e disponíveis para todo tipo situação. A construção do espetáculo acontece a cada apresentação, o que constitui um processo contínuo de amadurecimento do mesmo.

Nessa construção entram em cena referências da cultura popular atual misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de outros tempos mais antigos, os tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua com seus números clássicos.

Daniel Poittevin



Fundador do Coletivo Nopok, junto a Fernando Nicolini, começou seu trabalho como artista em Montevidéu em 1998. Três anos depois, vem para o Brasil, com o intuito de aprofundar seu trabalho. Formou-se na Escola Nacional de Circo/RJ em 2006.

Antes de sua formação, passou por escolas como: Escola Nacional de Circo de Cuba, Escola de Circo Picadeiro/SP e no Atelier de Pesquisas Aéreas Nana Alves/RJ. Além de oficinas com mestres como: Chacovachi/ARG, Hugo Possolo/SP, Márcio Libar/RJ, Tomate/ARG, Jhonny Melville (entre outros).

Cômico, malabarista e músico. Também desenvolve técnicas como acrobacia aérea (trapézio simples, em balanço e tecido) e equilíbrios (rola-rola, corda bamba, monociclo).

Com o coletivo Nopok participou em vários festivais tanto na cena nacional como internacional.

Com o número "Xisto e Tiesto - em ritmo de festa" foi 1º colocado na Mostra Competitiva de Circo do FIL – Festival Intercambio de Linguagens 2009, 2º colocado na Mostra Competitiva do III Malabares Rio – Festival Internacional de Malabares 2010 e 3º colocado no FIL 2011. Nesses anos com o Coletivo Nopok realizou nas cidades de Arraial D’ajuda/BA (2008/09/10) e Búzios/RJ (2011/12) cinco temporadas de verão totalizando mais de 350 apresentações e total de público de mais de 60 mil pessoas.

Como coordenador do Coletivo Nopok realizou o projeto "No Pocket-circo nas praças" pelo Circuito das Artes 2010/SEC-RJ e "No Pocket – o Giro Continua", Circuito das Artes 2011/SEC-RJ.

Organizador da XIII Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo realizada na cidade de Rio das Ostras em novembro de 2011.



Fernando Nicolini

Formado pela faculdade Angel Vianna de Dança Contemporânea (Licenciatura) e pela Escola Nacional de Circo (Ciclo Básico), buscando desenvolver sua linha cômica se aproximou de mestres como Leris Colombaioni, Marcio Libar, Daniela Carmona, entre outros. Como um dos fundadores, junto ao Coletivo Nopok, atua intensamente em espaços públicos do país.

Em 2008, na Espanha, com o grupo participou do Festival Callejero de Sopelana e do V Encontro de Teatro e Artes de Rua/Tuí.

No Brasil participou de festivais como: Revirada do Circo - SP/2010, Anjos do Picadeiro 6, 7 e 9, III Malabares Rio. E também das IX, XI e XII Convenções Brasileira de Malabarismo e Circo.

Com o número "Xisto e Tiesto - em ritmo de festa" foi 1º colocado na Mostra Competitiva de Circo do FIL – Festival Intercambio de Linguagens 2009 e 2º colocado na Mostra Competitiva do III Malabares Rio – Festival Internacional de Malabares 2010.

Nesses anos com o Coletivo Nopok realizou nas cidades de Arraial D’ajuda/BA (2008/09/10) e Búzios/RJ (2012) cinco temporadas de Verão totalizando mais de 350 apresentações e total de público de mais de 45 mil pessoas.

Como proponente do Coletivo Nopok realizou o projeto "No Pocket-circo nas praças" pelo Circuito das Artes 2010/SEC-RJ apresentando o espetáculo "No Pocket" nas cidades de Rio das Flores, São José de Ubá e São Sebastião do Alto e "No Pocket – o Giro Continua", Circuito das Artes 2011/SEC-RJ.

Em 2011 participou de Palco Giratório/SESC com o grupo Namakaca (SP), como parte do elenco do espetáculo "É nóis na Xita". Organizador da XIII Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo realizada na cidade de Rio das Ostras em novembro de 2011.


                                                                   Alexandre Marcelo Messias Macedo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Até tu Marcus?





       Isso não apenas vale para a República Federativa do Brasil, mas também para todos os Estados Federados e Munícipios. Pena que muitos Gestores não tiveram a influência do grande Marcus!




























sábado, 14 de janeiro de 2012

As "figuras" da Bicuda - Parte II

      Continuando com a descrição das personalidades bicudenses não posso deixar de falar dos Pastores Henrique Gomes (Lajes de Macaé) que muito lutou no lombo de um jumento para que o evangelho fosse pregado em nossa região e atuou também como professor primário e do Pastor Marcílio Franco (Serro Frio) que da mesma forma atuou como pastor em todas igrejas da região (Serro Frio, Cachoeiros, Lajes, Bicuda Grande e Pequena);atuou como professor primário.
      Dona Guilhermina Franco e sua irmã Gilza Franco, esta, minha professora primária, com seu jeito simples e cativador.
      Em Lajes tem o Chico Coelho, na ponte que leva o seu nome onde  fez a sua residência.
      Bem, se falarmos de todas as famílias não vai dar. Mas todas as que estão aqui representadas e as que não se fizeram representar neste blog foram e continuam sendo muito importantes para o progresso da Bicuda e a região do 3º Distrito do Município de Macaé.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As "figuras" da Bicuda - Parte I


           Um assunto agradável para apresentar nesta postagem depois de falar do Distrito de Cachoeiros de Macaé, é destacar alguma figuras que vivem ou nasceram neste pequeno, mas não menos importante do município de Macaé.
           Temos o Ivan Garron, que de cigano não tem nada e leva sua vida tomando uns goles e divertindo a moçada!
           Tem o Sr. Lucindo que beirando os 100 anos é um expectador da lenta  mudança do lugar.
            O Sr. Denailto que de conto em conto aumenta um ponto, poeta dos bons aquele moço.
            O Sr. José Crespo, comerciante dos antigos que começo vendendo balas na entrada da Igreja Batista. Hoje o seu filho Mazinho defende o seu legado.
             Rael Messias que de velho não tem nada! Mas tem uma energia que muitos jovens tem inveja.
             O popular "Cimá" Messias que quando jovem cantava de galo em muito terreiro hoje apenas canta como o sabiá!
             O " Seu Canô" da mercearia na subida da serra da Bicudinha, o que alguém não encontra em lugar nenhum, encontra lá!
             Vilmar Curvelo com seu vozeirão que faz galo piar! Continua na ativa sempre em movimento...
              Jurandir Santana com seu jeito simples e seu bar na Serra...
              Os Parentes de "Seu Hermes" considerando a todos como seu irmão!
              Vivico bin laden que com medo dos americanos virou vivico novamente!
              João  da antena que vive quebrando o galho de todo mundo. O sinal sumiu chama João!
              Ronaldo Jardim que de humilde não tem nada! Só aparência! Ele é muito inteligente! Aparentemente falando! Bom rapaz!
              Tem o "Seu Leôncio" com seu barzinho na cachoeira para atender os que de fora vem!
               Zé Roberto da empresa de ônibus que deu uma sumida mas que sempre quilometrou as idas e vindas da Bicuda!

continua em postagem posterior...
               
             

            

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cachoeiros de Macaé
           Criado em 1892, o distrito de Cachoeiros de Macaé foi desmembrado da Freguesia de Nossa Senhora das Neves, com sede em Várzea Alta, constituindo na ocasião o 7º distrito de Macaé.
“Cachoeiros de Macaé, vira e mexe mudava de gênero, transformando em Cachoeiras simplesmente ou mesmo Cachoeiros, quando não lhe alteravam o grau: Cachoeiro ou Cachoeira. Durante algum tempo, na Segunda década deste século, foi ainda, Vargem Alta.” ( A. A PARADA, 1995 )
           Independente do nome, Cachoeiros de Macaé foi, em sua fase áurea, o celeiro de Macaé. Na década de 20, era líder no município, não só na produção de café, como também na de milho, arroz e feijão. Contendo na época a maior população da região e concentrando o maior número de propriedades rurais, Cachoeiros de Macaé era um rico distrito, e possuía um comércio intenso e forte. Possuía a maior usina de beneficiamento de café do município, localizada às margens da estrada de acesso à Areia Branca, de propriedade de José Euphrásio, onde se pilava toda a produção local e dos arredores. Sua grande torre perdura até hoje, como marco histórico e arquitetônico da grandeza de outrora, conhecida como o torreão. Somava com Glicério as áreas mais evoluídas, superando Neves, então em decadência.

            Servido pelo Rio Macaé, que corta toda a sua extensão, transportava toda a sua produção em lombo de burro, através das tradicionais tropas, até o ancoradouro das pranchas, localizado abaixo da Ponte da Figueira. A partir daí, as pranchas desciam o Rio Macaé até chegarem ao Porto da Farrula, em Macaé. De acordo com os mais antigos, algumas levavam os nomes de : Piaba, Itatiaia, Boa Sorte, Alice, Cobra Verde e Itaúna.

           A partir da crise do Café, a região sofre um grande baque em sua economia. Muitos fazendeiros tem de entregar suas terras por conta de dívidas; outros sobrevivem humildemente, apenas com as lembranças do passado próspero.

            Hoje, o distrito de Cachoeiros de Macaé possui a menor concentração populacional da região, e uma economia concentrada na pecuária. Entretanto, o distrito apresenta uma grande fatia da mata atlântica relativamente preservada, vários patrimônios naturais e um Parque Municipal. Além disso, apresenta um patrimônio histórico em forma de ruínas, como testemunho de seus anos de glória, que vem aumentando através de novas descobertas, e que podem ser exploradas através do turismo histórico.

                                                                         Adaptado por Alexandre Marcelo M. Macedo







               


                       Bicuda Pequena: Natureza e Alegria


         Falar de Bicuda Pequena não é difícil, embora seja difícil chegar lá! Bicuda Pequena é tudo! É verde, é alegria, cachoeiras, pássaros, sol e chuva, montanhas e vales verdejantes, gente acolhedora e simpática.
        Para chegar lá, basta pegar uma das duas vias principais: A primeira é a entrada do KM 26 na altura do Parque Atalaia, passando pela Areia Branca e Bicuda Grande.  São aproximadamente 25 km de estrada (uns 6km ainda sem asfalto). A segunda entrada é pela localidade de Rio Dourado (BR-101) com aproximadamente 17 KM.
        Chegando na Bicuda Pequena temos bem na entrada de Cachoeiros o Posto da guarda Florestal, a Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco, o Bar do Leôncio, bem na ponte antiga e estreita.
        Logo em seguida, tem o Condomínio Franco com vários moradores da localidade e de outros municípios do Estado do Rio. Tem o posto de saúde, recém reformado, a igreja batista, uma rua estreita á direita, casa a esquerda á beira do morro, bem em frente uma loja de ferramentas e utilidades do lar, uma padaria, seguindo em frente tem a Pensão da Alice, o antiguissimo sítio do Seu Albino (in memorian), o Mercado do Adão, e uma bifurcação: A direita pela ponte, tem o campo de futebol, um loteamento novo, tem o Mercado do Pastor Alcione, tem a Igreja da Assembléia, o Escorrega na Cachoeira, o Sítio da PIB de Macaé, a ponte de Lajes, a Igreja Batista de Lajes e Boa Alegria.
         Voltando na Bifurcação de Bicuda Pequena á esquerda tem o cemitério e subindo a montanha para Serro Frio tem um local de Salto de Parapente e Boa Vista seguindo para Barra do Sana.
         Como disse falar de Bicuda Pequena é fácil! Difícil é passar por lá e mais difícil ainda é não deixar de voltar!
                                       
                                                                                    Por: Alexandre Marcelo Messias Macedo
       

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


                                            Viva a natureza na Bicuda Pequena e região.

        Você que é amante da natureza e um amante de fotografias acesse o link abaixo e descubra as maravilhas de Bicuda Pequena - Macaé - RJ. São 233 fotos da Bicuda e localidades circunvizinhas!
        São fotos profissionais dos mais diversos ângulos e paisagens:Riachos, cachoeiras, matas, animais e montanhas. Você que ama a natureza não pode deixar de clicar e contemplar essas maravilhas.

link: http://www.mundi.com.br/Fotos-Bicuda-Pequena-2726333.html

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


 A Escola que queremos:


“Uma grande escola exigirá docentes competentes, abertos para o mundo e para  o saber, sempre de novo redefinidos. Docentes e estudantes conscientemente comprometidos. Uma grande escola exigirá espaços físicos, culturais, sociais e artísticos, equipados que abriguem toda a sabedoria acumulada da humanidade e toda a esperança de futuro – que não seja continuidade do presente, porque este está em ritmo de barbárie – mas seja sua ultrapassagem. Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro, de encanto, de canto, de poesia, de arte, de cultura, de lazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem-estar e de bem-querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes.” REDIN(1999:07)
Por Alexandre Marcelo Messias Macedo

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012




    Este lugar é a Bicuda Grande! O Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges está localizado na quadra, naquela cobertura de cor branca. No centro vemos um grande terreno onde está sendo construído o Colégio novo.
       Fui aluno desta escola  de 1979 a 1988, onde saí para fazer o Curso de Formação de Professores em Casimiro de Abreu.
       Fiz Pedagogia na Fafima (Macaé) 2000 a 2003.
       Mais tarde fiz o Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar pela UCB (Universidade Castelo Branco) em 2006.
       Sou concursado pela Prefeitura Municipal de Macaé, onde possuo duas matrículas (2000 e 2004).
       No final de 2010, fui chamado para fazer parte da Direção do Colégio juntamente com a Diretora Maria da Conceição. Em  2012, na eleição para Diretor fui eleito com chapa única com 94,8 de aprovação pela Comunidade Escolar.
       Penso estar preparado para essa gestão (2012-2014) que terá um compromisso com 365 alunos, pais, funcionários, motoristas, enfim... toda a comunidade em geral.
       Espero contribuir para que no espaço pedagógico construa-se caminhos que levem a um conhecimento significativo onde a idéia predominante seja o aluno como sujeito de seu aprendizado, subsidiado por uma ação pedagógica eficaz e responsável.
       (...)
      “Metas a gente busca, caminho a gente acha, desafio a gente enfrenta, vida a gente inventa, saudade a gente mata, sonho a gente realiza!!!”
                                                                                            (Alexandre Marcelo Messias Macedo)
Macaé divulga mais de 700 vagas para diversas áreas

A Prefeitura de Macaé, publicou dois editais (nº 01/2011 e nº 02/2011) de concurso público onde são oferecidas 744 vagas distribuídas entre 95 cargos dos níveis Alfabetizado, Fundamental Incompleto, Fundamental Completo, Médio e Superior. Os salários variam de R$ 545,00 a R$ 2.367,82, conforme o cargo escolhido.

COMO PARTICIPAR
As inscrições só poderão ser feitas de forma presencial, no período 10 a 25 de janeiro de 2012, de segunda a sexta feira, das 09 às 17 horas (exceto feriados) nos seguintes endereços, localizados na cidade de Macaé:

- Posto A- Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, situado à rua Francisco Portela,410- Cento-Macaé RJ.
- Posto B- FUNEMAC (Complexo Universitário), situado à rua Aluísio da Silva Gomes,50
- Granja Cavaleiros - Macaé/RJ
- Posto C- Região Serrana- Colégio Municipal Pedro Adami (Escola Polo) situado à rua Pedro Adami,108-Distrito Córrego do Ouro- Macaé/RJ.

O valor das inscrições varia entre R$ 28,00 e R$ 65,00, de acordo com o nível deescolaridade.

Dependendo do cargo pretendido, os inscritos poderão obter as informações referentes à confirmação das inscrição entre os dias 01 e 02 ou 06 e 07 de fevereiro de 2012, pela internet (site
www.incp.org.br) ou no Colégio Municipal Prof.ª Maria Isabel Damasceno Simão (Rua Francisco Portela,410 - Centro- Macaé/RJ).

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Os candidatos aos cargos de Professor de Espanhol e Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º segmento farão prova objetiva no dia 05 de fevereiro e prova de títulos nos dias 15 e 16 de março de 2012. O gabarito para essa prova sairá até dia 07 de fevereiro de 2012.

Demais cargos farão prova objetiva nos dias 11 (Fundações) e 12 de fevereiro de 2012 (Administração Direta), ficando o gabarito para ser divulgado no dia 14 de fevereiro.

VALIDADE DOS CONCURSOS

Ambos os concurso públicos terão validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.



CARGOS

Professor de várias áreas e segmentos - Educação Infantil, Ensino Fundametal - 1º segmento, Espanhol, Cenografia e Figurinos, Educação Física, Canto, Música, Pintura, Teatro e Expressão Corporal, Técnica Vocal; Auxiliar de Manutenção e Conservação de Estradas, Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Combate as Endemias, Auxiliar de Topografia, Motorista de Veículos Leves, Operador de Rádio, Operador de Máquinas Pesadas, Porteiro, Agente de Transito, Assistente de Administração e Logística, Desenhista Copista, Eletricista, Fotógrafo, Guarda Municipal, Oficineiro de Arte Pesqueira, Operador de Monitoramento, Técnico de sinalização de Transito, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Logística de Transporte, Topógrafo, Analista de Sistemas, Arquiteto, Contador, Analista Ambiental – Biólogo, Engenheiro de diversas especialidades (Agrimensor, Ambiental, Civil, Eletricista, Telecomunicações, Florestal), Geólogo, Gerente de Projetos, Gestor Público, Naturóloga, Ouvidor, Psicopedagogo, Tecnólogo em Petróleo e Gás, Almoxarife, Técnico de Enfermagem, Técnico de Contabilidade, Técnico de Eletricidade, Assistente Jurídico, Fisioterapeuta, Médico I Medicina Desportiva, Técnico do Desporto, Turismólogo, Técnico de Edificações, Técnico de Segurança do Trabalho, Instrutor de várias áreas/instrumentos musicais (Artesanato, Capoeira, Música, Banda Marcial, Bateria, Contra – Baixo, Flauta, Guitarra, Percussão, Piano, Saxofone, Teclado, Trombone, Trompete, Violão, Violino, Violoncelo), Administrador, Arquivologista, Assistente Social, Bibliotecário, Coreógrafo, Fonoaudiólogo, Museólogo, Pedagogo Empresarial, Produtor Cultural e Historiador.